Governo ataca rumores e “fake news” com penas de até três anos de prisão

O Conselho Executivo apresentou esta sexta-feira uma proposta que prevê penas de prisão até três anos para quem através da difusão de rumores possa “afectar as acções das autoridades de Administração Pública” e causar alarme social. Com a legislação, o Executivo quer travar a difusão de informações falsas e combater as “fake news”.

A punição de até três anos, na proposta ‘Lei de Bases de Proteção Civil’ que deve entrar em vigor 30 dias após a sua publicação, diz respeito ao “caso de a conduta causar efectivamente pânico social, afectar as acções das autoridades de Administração Pública ou os conteúdos de rumores serem susceptíveis de criar convicções erradas de que tais informações” terem “origem nas autoridades”, lê-se na proposta de lei divulgada hoje pelo Conselho Executivo.

As autoridades ponderaram ainda estender a todos os órgãos de comunicação social a obrigatoriedade e o “dever de colaboração” de divulgação e “prestação de ajuda” durante o “desenvolvimento das operações civis”, como acontece com a Teledifusão de Macau (TDM).

Contudo, “decidiu-se que não é necessário a estipulação das respectivas responsabilidades na lei de bases de protecção civil” porque na “lei de imprensa e na lei de radiodifusão’ já estão previstos deveres vinculativos e rigorosos sobre a divulgação de informações por parte dos órgãos de comunicação social”.

Em Março, o presidente da Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau (AIPIM), José Carlos Matias, tinha alertado para o risco do poder reforçar os mecanismos de controlo no âmbito do combate às ‘fake news’: “É importante evitar que o combate às ‘fake news’ seja usado pelo poder como motivo para aumentar mecanismos de controlo numa cidade e sociedade como esta”, defendeu o jornalista e professor universitário, que reside e trabalha em Macau, em declarações à agência Lusa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.