A secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Elsie Ao Ieong U, fez na quinta-feira um ultimato às seis concessionárias de jogo, instando as operadas a apresentaram até Março ao Governo os planos em carteira para a organização de eventos desportivos.
O Executivo pretende alavancar a diversificação do tecido económico de Macau com a organização de eventos desportivos que possam trazer visitantes ao território. O Governo lançou um plano de desenvolvimento que coloca na mesma página desporto e turismo. Em vigor desde 1 de Janeiro último, os novos contratos de exploração da indústria do jogo enfatizam a aposta em outros elementos que não os jogos de fortuna e azar. O desenvolvimento desportivo, através da aposta em grandes provas internacionais, é visto como uma prioridade: “As seis concessionárias de jogo estão obrigadas a apresentar os seus planos desportivos durante o mês de Março, incluindo a referência aos eventos desportivos que tenciona organizar. O governo vai manter-se atento a este aspecto”, lembrou Elsie Ao Ieong U na Assembleia Legislativa.
Entre as competições desportivas já realizadas ou já anunciadas pelas concessionárias de jogo do território estão a Maratona Internacional de Macau, a Regata Internacional de Macau e a Corrida de Dez Quilómetros da Sands China. A edição deste ano desta última prova decorre a 19 de Março e vai contar pela primeira vez com atletas estrangeiros.
Há algum debate sobre se o Governo deve ou não delegar a responsabilidade por estes projectos à iniciativa privada. O Executivo justifica-se, no entanto, com a perspectiva de que o fomento da actividade desportiva faz parte da responsabilidade social corporativa das empresas e lembrar que as concessionárias de jogo têm, à luz dos compromissos assumidos, apostar no desenvolvimento de outros elementos que não os jogos de fortuna e azar.
Leave a Reply