Os Serviços de Saúde de Macau diagnosticaram 391 casos de Covid-19 no período de pouco mais de uma semana. A grande maioria das pessoas que contraíram a doença estão assintomáticos, reiteraram esta segunda-feira as autoridades. Esta manhã os quase setecentos mil residentes do território começaram a submeter-se à terceira testagem geral à população, desde que o “estado de prevenção imediata” foi declarado, no fim-de-semana passado.
“Até ao momento, temos 391 casos confirmados”, anunciou Leong Iek Hou, coordenadora do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, durante a conferência de imprensa quotidiana organizada pela Direcção dos Serviços de Saúde.
Desde o início da pandemia, e até à última meia noite, o território registou um total de 172 infecções e 475 casos assintomáticos, sublinhou a responsável. A Covid-19 ainda não matou ninguém no território.
Apesar dos casos assintomáticos estarem em maioria entre os que foram diagnosticados até ao momento, as autoridades reportaram durante a conferência de imprensa desta segunda-feira o primeiro caso grave desde o início do surto. Trata-se de uma mulher de 60 anos, que recebeu três doses da vacina chinesa Sinopharm, “portadora de doença crónica” e que desenvolveu dificuldades de respiração e um quadro de pneumonia: “É um caso grave”, mas a paciente encontra-se “em estado clínico estável”, ressalvou Leong Iek Hou.
A terceira teste em massa à população organizado no espaço de uma semana teve início esta manhã às 09:00 e decorre até ao final da tarde de terça-feira às 18:00. Até às 15:00 de hoje já tinham sido testadas 162.958 pessoas, de um total de cerca de 680 mil habitantes.
Leave a Reply