Itália. Hospitais cheios e médicos convertidos em pacientes

Um especialista em doenças infecciosas disse esta semana ao jornal norte-americano Washington Post que o coronavírus atingiu a unidade hospitalar onde trabalha “como um tsunami”. No hospital de Cremona, no norte de Itália, mais de 100 das 120 pessoas admitidas com o novo coronavírus desenvolveram pneumonia.

Outro hospital próximo, em Lodi, está a braços com escassez de funcionários, à medida que os profissionais de saúde adoecem e se tornam pacientes. Médicos, virologistas e funcionários da saúde posicionados na linha de frente da batalha contra o novo coronavírus em Itália, em mais de uma dúzia de entrevistas, descreveram um sistema de saúde que está a ser puxado ao limite, um cenário extremo que outros países podem enfrentar à medida que o vírus se dissemina e ganha terreno na Europa.

Num esforço para reforçar o combate à doença, as autoridades italianas estão a convocar estagiários e estudantes de enfermagem e a requisitar os serviços de profissionais da área médica que já se encontram na reforma. Hospitais nas regiões mais atingidas estão a adiar cirurgias não essenciais e a fazer um esforço para aumentar em cinquenta por cento a capacidade de internamento nas unidades de cuidados intensivos.

“Este é o pior cenário que já vi”, disse Angelo Pan, chefe da unidade de doenças infecciosas do hospital de Cremona, ao Washington Post. O clínico explica as gravidade da situação com a prevalência de complicações decorrentes da pneumonia: 35 dos pacientes internados no seu hospital precisam de intubação ou ventilação mecânica para respirar.

As autoridades italianas estão a conduzir uma extensa bateria de testes para travar a disseminação do coronavírus, incluindo em pessoas que não apresentam nenhum sintoma de Covid-19, a doença causada pelo patógeno. Até ao início da noite de terça-feira, 2.263 pessoas tinham testado positivo. Desses pacientes, 1.263 foram hospitalizados, incluindo 229 que foram internados nos cuidados intensivos. Setenta e nove pessoas tinham morrido. O número aumentou para as 197 vítimas mortais ao final do dia de sexta-feira, dia em que as autoridades italianas registavam já 4636 infecções.

Os especialistas dizem que, embora a maioria dos casos de infecção pelo novo coronavírus tenda a ser leve,  no norte da Itália a doença começa a apresentar contornos mais ferozes. A doença está a atingir uma população envelhecida, com uma alta incidência de cancro e outros problemas de saúde subjacentes, o perfil demográfico mais vulnerável à doença.

“A situação é bastante má no epicentro do surto”, confirma Giovanni Rezza, director do departamento de doenças infecciosas do Instituto Nacional de Saúde italiano. “Estamos perante uma população muito envelhecida, que precisa de apoio e de assistência hospitalar. O surto epidémico constitui um fardo muito elevado para os hospitais dessa área”.

A exemplo do que sucedeu no estado norte-americano de Washington, onde está situado o epicentro da doença nos Estados Unidos, os virologistas acreditam que o vírus se tenha espalhado durante semanas no norte da Itália antes que alguém se tivesse apercebido. O italiano de 38 anos, que foi o primeiro a testar positivo na região da Lombardia para a o novo coronavírus, e que permanece internado nos cuidados intensivos, não tinha viajado para o exterior.  Os médicos inicialmente enviaram-no para casa.

À beira do colapso

Depois do coronavírus ter ganho contornos epidémicos, os hospitais do norte de Itália viram-se rapidamente sobrecarregados. Nessa altura, dezenas de médicos e outros profissionais de saúde já tinham sido infectados.

“A lição aqui é que é necessário intervir muito, muito depressa e de uma maneira muito decidida”, disse Rezza. “Caso contrário, a doença constituirá um fardo demasiado pesado e o sistema de saúde é comprometido. Não podemos facilitar”

Apesar de serem acusadas de terem sido lentas na detecção do primeiro caso, as autoridades italianas de saúde tomaram medidas decisivas, colocanto 50.000 pessoas em isolamento e submetendo milhares a testes de despistagem, num esforço para conter a propagação do vírus. As autoridades de saúde dizem que esperam que as medidas surtam o efeito desejado no final da semana. Mas Rezza defende que as restrições aos movimentos e reuniões devem ser estendidas para além das duas semanas inicialmente definidas, para avaliar melhor se estão ou não a funcionar. O especialista defende ainda que a área de contenção pode ser ampliada.

Rezza acredita que, embora a contenção do vírus talvez já não seja possível nesta fase, ainda é importante desacelerar a sua circulação:  “O pior é quando existem muitos casos num único lugar.”

É esse o caso na cidade de Lodi, 32 quilómetros a leste de Milão, onde dois andares do hospital local foram alocados aos 250 pacientes infectados com o  coronavírus. Cerca de 70 encontram-se em estado crítico. Os médicos estão a tratar o surto como um “ocorrência com vítimas em massa”, panorama agravado pelo facto de que os números ao nível do pessoal médico também foram afectados.

“Este hospital mergulhou numa situação muito complexa”, disse Enrico Storti, chefe dos serviços de emergência e de cuidados intensivos do hospital de Lodi. “Médicos, enfermeiros, técnicos de saúde também estão infectados e foram forçados a ficar em casa.”

As autoridades de saúde italianas dizem que cerca de 10 por cento dos profissionais de saúde da região da Lombardia foram infectados pelo novo coronavírus.

Costantino Troise, chefe do sindicato médico Anaao Assomed, esclarece que os profissionais de saúde constituem cerca de cinco por cento das infecções em Itália. Os recentes cortes no financiamento do sistema de saúde italiano significam que, mesmo antes do vírus chegar, o país deparava-se com escassez de profissionais, na ordem dos milhares de médicos e enfermeiros.

No hospital de Lodi, a médica Francesca Reali, 43 anos, passou para o outro lado da barricada depois de contrair o vírus. Reali diz que os seus sintomas eram principalmente leves, embora mais fortes que a gripe. A clínica supõe que contraiu o novo coronavírus nos dias que antecederam a tomada de consciência de que o coronavírus estaria já a circular nos hospitais da região, numa altura em que os profissionais de saúde estavam a trabalhar sem protecção extra.

“Muitos de nós testaram positivo ao novo coronavírus”, disse Reali sobre os médicos do hospital de Lodi. “Pelo menos cinco.”

 Massimo Vajani, chefe da associação médica de Lodi, tosse enquanto concede uma entrevista por via telefónica ao jornalista do Washington Post. O clínico foi submetido a testes de despistagem do novo coronavírus cinco dias antes e estava a aguardar os resultados. Três dos quatro médicos de família na cidade de Castiglione d’Adda, na Lombardia, estão em quarentena, sublinha. “Precisamos de mais médicos e enfermeiros.”

Os médicos estão a fazer o que lhes é possível para ajudar os pacientes à distância, sublinha.

Pan, no hospital de Cremona, mostra-se, ainda assim, optimista: “Acho que o sistema vai conseguir lidar com esta situação, mas depende de como as coisas se desenvolvem nos próximos dias”. Outros serviços estão a sofre, sublinha.

Se os tratamentos de quimioterapia continuaram a ser administrados, as cirurgias não essenciais foram atrasadas e o serviço de ambulatório de HIV foi temporariamente interrompido.

No hospital de Lodi, Giovanna Cardarelli visita o pai, de 92 anos, que tinha sido internado com problemas cardíacos pouco antes do novo coronavírus ter entrado de rompante no quotidiano dos italianos.

O idoso não pode ser transferido para outra unidades hospitalar para ser submetido a uma pequena cirurgia até que seja submetido a um teste de despistagem e teste negativo para o vírus. Os outros hospitais, diz Cardarelli, estão preocupados com o contágio: “Não culpo ninguém, mas é muito estressante”, sustenta, enquanto remove as coberturas protectoras que usa sobre os sapatos e lava as mãos com desinfectante: “Ando nisto há duas semanas. Ele está deprimido e nós estamos todos cansados. “

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.