Hong Kong. China rebate críticas do Canadá à lei da segurança nacional

A República Popular da China respondeu no sábado ao Canadá por criticar a lei de segurança nacional imposta a Hong Kong pelo Governo Central, naquela que foi a segunda repreensão por parte das autoridades chinesas em menos de uma semana.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou na sexta-feira que o Canadá suspendeu o tratado de extradição que mantinha com Hong Kong devido à lei, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Canadá considerou a legislação “um passo significativo para trás” em termos de liberdade.

A embaixada da República Popular da China em Ottawa disse, em comunicado no seu portal electrónico, que o Canadá “interferiu grosseiramente” nos assuntos da República Popular da China, acrescentando que a nova legislação salvaguardaria a segurança na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong.

“Alguns países ocidentais, incluindo o Canadá, estão a intrometer-se nos assuntos de Hong Kong sob o pretexto de direitos humanos, o que viola seriamente o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais”, disse um porta-voz no comunicado.

A República Popular da China impôs a legislação esta semana, apesar dos protestos em Hong Kong e das críticas dos países ocidentais, segundo os quais a legislação estaria a privar o centro financeiro internacional da autonomia prometida por Pequim.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.