Congo. Militantes islâmicos matam 22 pessoas

Alegados militantes islâmicos mataram pelo menos 22 civis com facas e catanas numa açcão nocturna em localidade situadas nas imediações da cidade de Beni, no leste da República Democrática do Congo, disse um representante local na quarta-feira.

O ataque ocorreu mais de três semanas depois de o governo ter declarado a lei marcial em Kivu do Norte e Ituri, duas províncias que fazem fronteira com o Uganda, numa tentativa de conter o agravamento do derramamento de sangue.

Um bebé de quatro meses foi encontrado vivo nas costas de uma das vítimas, uma de sete crianças da mesma família que se acredita terem ficado órfãs no mais recente episódio de violência que atingiu várias aldeias a cerca de 40 quilómetros a leste de Beni: “Eles deram-me o bebé para alimentar porque ele estava a chorar”, disse a irmã da mulher, Kavira Mwisha, segurando o bebé contra o peito. “Apelo ao governo para acabar com esta guerra.”

Jean-Paul Katembo, chefe da comuna de Bulongo, disse que o número conhecido de mortos é de 22, incluindo mulheres e crianças. Acredita-se que vários outros habitantes da zona foram sequestrados, afirmou ele, culpando as Forças Democráticas Aliadas (ADF), uma milícia de Uganda activa no leste do Congo desde os anos 1990.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.