Covid-19. Agilização descontrolada de medidas é receita para o desastre, avisa OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, participa de uma entrevista coletiva em Genebra 03/07/2020 Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS

Os países com focos significativos de disseminação activa do novo coronavírus devem prevenir eventos amplificadores, já que uma agilização sem controlo das medidas de contingência constitui uma “receita para o desastre”, defendeu na segunda-feira a Organização Mundial da Saúde.

O director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reconheceu que muitas pessoas estão a ficar saturadas das restrições e querem regressar à normalidade, oito meses depois de ter sido decretada a pandemia.

A OMS tem apoiado totalmente os esforços para reabrir economias e sociedades, disse o responsável numa conferência de imprensa, mas pediu que a agilização seja feita em segurança: “Queremos ver as crianças a regressar à escola e as pessoas  a voltar aos locais de trabalho, mas queremos que isso seja feito com segurança.”

“Nenhum país pode simplesmente fingir que a pandemia acabou”, disse Thedros Adhanom Ghebreyesus. “A realidade é que o vírus se espalha facilmente. Uma abertura sem controle é uma receita para o desastre.”

“Surtos explosivos” têm sido associados a reuniões de pessoas em estádios, discotecas, locais de culto e outras grandes ajuntamentos, onde o vírus respiratório pode se espalhar facilmente entre grupos de pessoas, disse Tedros.

“As decisões sobre como e quando permitir a concentração de pessoas devem ser tomadas com uma abordagem baseada no risco, no contexto local”, acrescentou o responsável da Organização Mundial de Saúde.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.