Um sismo de magnitude 6,2 atingiu a costa sul das Filipinas esta segunda-feira, 15 de Junho, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O abalo fez-se sentir uma semana depois de um tremor mais forte ter feito pelo menos 65 mortos na mesma região.
O sismo ocorreu na costa da ilha de Mindanao às 17h18, hora local, a uma profundidade de 112 quilómetros, informou o USGS. O organismo adianta ainda que não foi emitido qualquer alerta de tsunami. Não houve relatos imediatos de feridos ou danos, disse à AFP Kaiser Cadiz, do gabinete provincial de catástrofes de Davao Oriental, descrevendo o sismo como “moderado” : “A nossa prioridade agora é monitorizar a costa para determinar se há algum sinal de que a água recuou, um indicador de que um tsunami está iminente”, disse Cadiz, acrescentando que nada foi observado até ao momento.
O sismo de magnitude 7,8 que atingiu Mindanao a 8 de Junho derrubou edifícios, provocou deslizamentos de terras e deixou milhares de pessoas desalojadas na ilha, além de ter gerado alertas de tsunami em toda a região. Uma série de fortes réplicas abalaram a região cerca de duas horas após o sismo inicial, incluindo uma com magnitude 6,5.
A Agência Nacional de Gestão de Desastres das Filipinas elevou o número de mortos pelo sismo para 65 na segunda-feira. Pelo menos 36 pessoas permanecem desaparecidas.
O Ministério do Ambiente declarou no domingo que o sismo de 8 de Junho causou uma elevação de dois metros no leito marinho numa zona costeira, expondo recifes de coral previamente submersos e estendendo a linha costeira até 200 metros.
Os sismos são uma ocorrência quotidiana nas Filipinas, país situado no Anel de Fogo do Pacífico, um arco de intensa actividade sísmica que se estende do Japão ao Sudeste Asiático e por toda a bacia do Pacífico.
A Fossa de Cotabato, situada a apenas 50 quilómetros da costa sul de Mindanao, é palco de actividade sísmica frequente. Em Janeiro, a zona foi abalada por milhares de sismos, na sua maioria de pequena magnitude.

Leave a Reply