Um sismo de magnitude 7,4 na escala de Richter sacudiu esta manhã a costa sudeste das Filipinas, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. As autoridades locais lançaram um alerta de tsunami depois do abalo, que se fez sentir ao largo da ilha de Mindanao, às 9h43, horário local.
O sismo atingiu a costa lesta da ilha de Mindanao e teve epicentro a cerca de 123 quilómetros da capital da ilha, Davao, a uma profundidade de 58,1 quilómetros, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos da América. Até ao momento, não há relatos de vítimas ou de prejuízos de vulto.
O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs) alertou de imediato a população para a possibilidade de se registar um “tsunami destructivo com ondas de grande envergadura e potencialmente fatais” e instou as pessoas nas zonas costeiras do leste e sul das Filipinas para se deslocarem para locais mais elevados. O organismo estimou a magnitude do sismo em 7,6.
O sistema de alerta de tsunamis dos Estados Unidos alertou para a possibilidade de ondas de 1 a 3 metros de altura poderem afectar certas partes das Filipinas, enquanto o litoral de algumas ilhas da Indonésia, bem como da nação insular de Palau, podem ser atingidas por ondas de 30 centímetros a 1 metro.


Leave a Reply