Um dos 15 elefantes cuja jornada por campos e aldeias está a cativar a República Popular da China separou-se dos seus companheiros e viaja agora sozinho, de acordo com imagens da televisão estatal chinesa.
A manada, que inclui três crias, já percorreu mais de 500 quilómetros no sudoeste do país, após sair da sua reserva natural de Xishuangbanna, uma região fronteiriça com Laos e o Myanmar.
Um dos elefantes, um macho, encontra-se agora a 12 quilómetros do resto da manada depois de se separar no início desta semana, informou a emissora estatal CCTV, que está a transmitindo o seu avanço 24 horas por dia no seu portal electrónico.
O percurso dos elefantes é vigiado constantemente por drones e centenas de funcionários encarregam-se de limpar o trajecto à sua passagem.
Os animais parecem estar em bom estado de saúde e ninguém ficou ferido, apesar de se aventurarem por cidades, cruzarem estradas e visitarem celeiros e casas à procura de comida.
Os danos à agricultura causados pela sua viagem já são estimados em mais de um milhão de dólares.
Os zoólogos não sabem por que os elefantes abandonaram sua reserva no início do ano. No entanto, nos últimos anos os elefantes começaram a aproximar-se das aldeias, já que as plantas que costumam comer são substituídas cada vez mais por espécies não comestíveis.
Os elefantes selvagens estão protegidos na China, onde há uma população estimada de 300 espécimes, contra menos de 200 na década de 1980. Os paquidermos vivem em exclusivo na região turística e tropical de Xishuangbanna.
Leave a Reply