Residentes de Hong Kong instalam-se no Reino Unido, divididos entre a tristeza e a esperança

Cansada da repressão e da falta de garantias, cheia de dúvidas e com um sentimento de culpa, Judy está prestes a deixar Hong Kong com a sua família para começar uma vida nova no Reino Unido.

Nos últimos anos, Judy, 36 anos, mãe de dois filhos, observou impotente como as autoridades de Hong Kong respondem com repressão aos pedidos de mais democracia na antiga colónia britânica.

Quando o Reino Unido ofereceu vistos a abrirem caminho para a cidadania britânica aos habitantes de Hong Kong nascidos antes de 1997 (quando o território voltou à soberania chinesa), Judy e o seu marido decidiram partir com os dois filhos.

Antiga funcionária pública, Judy demitiu-se e a família agora prepara-se activamente para viajar para o Reino Unido, uma deslocação prevista para Abril.

“Sinto-me muito culpada e muito infeliz, mas também não quero ficar aqui porque não me sinto segura”, disse Judy à AFP, uma das dez pessoas que nas últimas semanas aceitaram falar de sua decisão de emigrar ao Reino Unido.

Classe média

Londres decidiu oferecer vistos em reacção à lei de segurança nacional imposta por Pequim em Hong Kong em Junho do ano passado.

Ainda não se sabe quantos residentes de Hong Kong têm a intenção de se instalar no Reino Unido, já que o coronavírus limita os voos internacionais e atinge severamente a economia britânica.

As solicitações de um passaporte britânico no exterior (British National Overseas, BNO), por parte dos moradores de Hong Kong nascidos antes de 1997, aumentaram 300 por cento desde Junho.

Em 2020, cerca de 7.000 deles instalaram-se no Reino Unido.

As autoridades britânicas estimam que até 154.000 pessoas podem instalar-se no próximo ano e até 322.000 nos próximos cinco anos, trazendo consigo cerca de 2,9 mil milhões de libras.

Por sua vez, as autoridades de Hong Kong minimizaram o número de saídas e acreditam que poucos habitantes concretizarão o  seu projecto. Consideram também que este fenómeno será compensado pela chegada de chineses do continente.

Regina Ip, uma destacada política pró-Pequim difamou os candidatos que iam embora, chamando-os de pessoas “sem dinheiro, competência ou educação”.

No entanto, o perfil médio das pessoas entrevistadas pela AFP não corresponde a essa descrição.

A maioria deles estudou na universidade, pertence à classe média, tem filhos pequenos e dinheiro suficiente para sobreviver enquanto procura trabalho no Reino Unido. Além disso, estão cientes que seu nível de vida será menor do que em Hong Kong e que terão que começar do zero.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.