As autoridades da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong tiraram esta quarta-feira o véu a medidas de sustentação financeira no valor de 120 mil milhões de dólares de Hong Kong. O pacote tem por objectivo recuperar a economia local, afectada pelos protestos anti-governamentais e pelo novo coronavírus.
Na apresentação das Linhas de Acção Governativa para 2020/2021, esta quarta-feira no Conselho Legislatavio , o secretário para as Finanças, Paul Chan, indicou que o Governo vai distribuir uma ajuda financeira no valor de dez mil dólares de Hong Kong a todos os residentes permanentes em idade adulta. No território vizinho foram diagnosticados 85 casos de infecção pelo novo coronavírus.
Paul Chan explicou aos deputados que o orçamento pretende “apoiar empresas, salvaguardar empregos, estimular a economia e aliviar o fardo das pessoas”.
O mesmo governante estimou um défice recorde para o próximo ano e expressou a convicção de que “apenas com este orçamento será possível ajudar a comunidade e empresas locais a superar as dificuldades” com que a antiga colónia britânica se tem deparado.
Chan reconheceu que 2019 “foi um ano inquietante, repleto de obstáculos e inesquecível para todo o povo de Hong Kong”, muito por causa dos protestos anti-governamentais que tiveram um forte impacto na economia desde Junho.
“Antes que pudéssemos resolver as coisas, houve um surto inesperado da nova doença do coronavírus”, argumentou.
Por outro lado, o responsável salientou que “prevenir e combater a epidemia, bem como empregar recursos para aliviar a pressão sobre as empresas e o público em geral, são (…) a principal prioridade”, algo que já se traduziu na passada semana com o anúncio de um “fundo anti-epidemia” de 30 mil milhões de dólares de Hong Kong “para aliviar o fardo sobre essas indústrias e funcionários, diante da tempestade”.
Em Macau, onde até ao momento foram identificados dez casos, o Governo liderado por Ho Iat Seng tinha indicado em 31 de Janeiro que ia antecipar para Abril o pagamento da comparticipação pecuniária anual, no valor de 10 mil patacas para residentes permanentes e de seis mil patacas para residentes não permanentes.
A 13 de Fevereiro, o Executivo anunciou benefícios fiscais para empresas e população, uma linha de empréstimos bonificados para as pequenas e médias empresas e medidas de apoio social para reduzir o impacto económico decorrente do novo coronavírus.
As medidas excepcionais incluem a isenção ou redução dos impostos, pela abertura de uma linha de empréstimo com juros bonificados, pelo reforço do apoio social, bem como pelo lançamento de vales de consumo electrónico.
O balanço provisório do surto epidémico é de pelo menos 2.763 mortos e cerca de 81 mil infectados, de acordo com dados de mais de 40 países e territórios.
Das pessoas infetadas, quase 30 mil recuperaram.

Leave a Reply