Bruxelas quer fortalecer relação com países da Ásia Central

A União Europeia valoriza muito as relações com a Ásia Central e quer fortalecer a cooperação com os países da região, disse este sábado o representante especial comunitário Peter Burian. O responsável da União Europeia falava durante um fórum de cooperação entre os dois blocos políticos.

“A União Europeia está bastante optimista a respeito do desenvolvimento futuro da Ásia Central”, afirmou no evento “A União Europeia e a Ásia Central: novas oportunidades para uma associação mais forte”, que está a decorrer em Bishkek, no Quirguistão, citado pela agência russa Tass.

Segundo adiantou, o desenvolvimento da Ásia Central interessa à União Europeia por várias razões, incluindo a sua localização estratégica, pelo que “confia na manutenção da cooperação activa com a região”.

A União Europeia desenvolveu recentemente uma nova estratégia de interacção com os países da Ásia Central, “que visa fortalecer a cooperação em áreas prioritárias”, explicou Peter Burian.

Para isso, acrescentou, a União Europeia está disposta a ajudar os países da região a avançar na implementação de reformas e aspira a tornar-se num “parceiro confiável”.

Além disso, os países europeus apoiarão o fortalecimento da região do ponto de vista dos investimentos.

A nova estratégia europeia para a Ásia Central será apresentada em 7 de Julho, em Bishkek, pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, durante a 15.ª reunião ministerial UE-Ásia Central.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.