Sulu Sou pediu à FIFA que reagende partida entre o Sri Lanka e Macau

O mais jovem deputado com assento na Assembleia Legislativa, Sulu Sou, pediu esta quinta-feira ao organismo máximo do futebol mundial, a FIFA, que discuta com a Associação de Futebol de Macau e a congénere do Sri Lanka o reagendamento da segunda mão da pré-eliminatória de qualificação para o Mundial de 2022.

A partida, prevista para 11 de Junho, nunca chegou a ser disputada, depois de a Associação de Futebol de Macau (AFM) ter anunciado que não tencionava enviar a selecção a Colombo, alegando “razões de segurança”.

Numa carta enviada ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, o deputado Sulu Sou pede ao organismo que chegue a um acordo para a realização da partida, juntamente com a Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla inglesa) e as federações da RAEM e do Sri Lanka.

A seleção de Macau partiria em vantagem para a segunda mão da pré-eliminatória asiática, depois de ter ganho pela margem mínima, num jogo realizado na cidade chinesa de Zhuhai, adjacente ao território.

Na carta endereçada a Infantino, o deputado pró-democrata salienta que a decisão da Associação de Futebol de Macau desiludiu não apenas os jogadores – que pela primeira vez se encontravam em posição de passar à fase seguinte do processo de qualificação – mas a população em geral.

“Muitos jogadores, treinadores, adeptos de futebol e cidadãos estão muito insatisfeitos com a decisão [da AFM]. Acreditam que é um desrespeito pela equipa de Macau, algo que destrói o trabalho árduo e os sonhos dos jogadores”, assinalou Sou.

A decisão da AFM foi conhecida a 8 de Junho e reiterada a 9 de Junho, apesar da desilusão generalizada dos jogadores da selecção, que chegaram a assumir total responsabilidade pela própria segurança caso se deslocassem ao Sri Lanka.

Sulu Sou refere ainda, na mesma carta, que “48 jogadores da equipa de Macau solicitaram à Associação de Futebol de Macau que retirasse a decisão”, com a ameaça que deixariam de representar o território em desafios futuros.

No passado domingo, a partida entre o Ka I e o Hang Sai, a contar para a  primeira eliminatório da Taça da Associação de Futebol de Macau terminou com 39 golos (21-18), um resultado que terá constituído um protesto dos jogadores contra a decisão da AFM

A decisão final sobre o jogo entre o Sri Lanka e Macau ainda está por anunciar, de acordo com a Confederação Asiática de Futebol. Macau ocupa o 183.º lugar do ‘ranking’ da FIFA, enquanto o Sri Lanka é o 202.º, numa lista que avalia a performance de 211 selecções.

O Mundial2022, a disputar no Qatar, vai ser o segundo no continente asiático, depois do Coreia/Japão de 2002, e deverá ser o último com 32 seleções, já que em 2026 a prova vai contar com 48 nações.

Os recentes ataques terroristas e razões de segurança foram as justificações dadas pela Associação de Futebol de Macau para não se deslocar ao Sri Lanka. O antigo Ceilão encontra-se sob tensão desde os atentados de 21 de abril, quando 258 pessoas morreram em ataques suicidas contra três igrejas e outras tantas unidades hoteleiras.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.