
Puerto Williams, um lugarejo em crescimento cercado de picos coroados de nuvens e situado no extremo sul do continente sul-americano, foi promovido à categoria de “cidade” pelas autoridades chilenas. A decisão faz da localidade a cidade mais meridional do planeta.
Puerto Williams roubou a posição de Ushuaia, cidade da região argentina da Terra do Fogo. Os moradores da inóspita cidade situada nas margens do Estreito de Beagle dizem que o novo título certamente trará vantagens.
“Para nós, é uma ferramenta que será muito importante para nos ajudar a atrair mais turistas”, disse Francisca Albornoz, presidente da Associação Turística de Cabo de Hornos.
Alguns moradores da região temem, no entanto, que o novo estatuto atraia mais pessoas e ameace justamente as qualidades que tornam a região tão atraente:
“Estamos acostumados com a tranquilidade, a deixar as portas destrancadas, ou as chaves nos carros. Receamos que possamos vir a perder essa tranquilidade”, disse María Luisa Muñoz, vice-presidente da comunidade vizinha de Yagan.
Outras atracções da região, como o Parque Nacional de Torres del Paine, já são populares entre turistas locais e estrangeiros graças a glaciares alvicelestes, aos picos andinos cobertos de neve e aos vastos panoramas oceânicos que dali se apreciam.
Leave a Reply