
O chefe do Governo da Malásia, Mahatir Mohamad, classificou esta quinta-feira como “extremamente injusta” a prática de países desenvolvidos que os enviam os seus resíduos não recicláveis para países mais pobres. O primeiro-ministro malaio pediu a nações como os Estados Unidos, o Canadá e o Japão para descontinuarem a prática.
As declarações de Mahathir Mohamad foram feitas dias depois do Governo anunciar que pretende devolver ao local de origem milhares de toneladas de resíduos plásticos importados.
“É extremamente injusto que os países ricos enviem os seus resíduos para países pobres simplesmente porque os países pobres não têm escolha e talvez contribua um pouco para a sua economia”, realçou o chefe de Governo.
Em 2018, a República Popular da China proibiu a importação de resíduos plásticos, levando vários países do sudeste Asiático a tornarem-se novos alvos.
Recentemente, as Filipinas anunciaram que iam devolver dezenas de contentores de lixo que o Canadá envia ilegalmente em 2013-14.
Leave a Reply