Seis mortos e duzentos feridos em protestos na capital indonésia

Pelo menos seis pessoas morreram e duas centenas de outras ficaram feridas, em Jakarta, em protestos registados esta manhã e a noite de ontem contra os resultados das presidenciais. A contagem dos votos confirmou o triunfo do Presidente indonésio, Joko Widodo.

“Já morreram seis pessoas e mais de 200 ficaram feridas até às 09:00 da manhã”, disse o governador de Jakarta, Anies Baswedan, citado pelo diário Jakarta Post.
“Temos registo de seis mortos até ao momento. Dois no hospital Tarakan e outros nos hospitais de Pelni, Budi Kemulyaan, Cipto Mangunkusumo e RSAL Mintoharjo”, afirmou.
O governador, que apelou à calma, acrescentou que o hospital de Tarakan recebeu o maior número de feridos: “Por favor manifestem-se, mas de forma ordeira e pacífica. Já pedi aos agentes de segurança para que tenham controlo e evitem conflitos com os manifestantes”, referiu.
Durante a noite manifestantes atacaram um quartel da brigada móvel de polícia, e queimaram várias viaturas, o que levou à detenção de pelo menos 20 pessoas.
Os confrontos começaram depois de uma manifestação de apoiantes do ex-general Prabowo Subianto, derrotado nas eleições de 17 de Abril. Subianto anunciou já que vai contestar os resultados junto do Tribunal Constitucional.
Desde terça-feira que a polícia indonésia reforçou as medidas de segurança, num estado de alerta máximo que se vai prolongar até ao final da semana.
Na terça-feira, um dia antes do previsto, a Comissão Geral de Eleições anunciou que o Presidente da Indonésia, Joko Widodo, foi reeleito para um segundo mandato, com 55,5 por cento dos votos, contra 44,50 por cento obtidos pelo rival Prabowo Subianto.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.