
A agência de notação financeira Moody’s decidiu esta quarta-feira manter o ‘rating’ de Macau em Aa2, entre os melhores níveis. A organização destaca a solidez das finanças públicas e os esforços de diversificação económica, mas alerta para o perigo que representa a dependência do jogo.
“A grande e cada vez maior reserva orçamental e as almofadas externas vão continuar a dotar Macau de uma significativa capacidade de resistir aos choques futuros”, lê-se no relatório da Moody’s, divulgado esta quarta-feira.
“A continuação do progresso nos esforços de diversificação económica relativamente às actividades para além do jogo vão, ao longo do tempo, sustentar um crescimento menos volátil do Produto Interno Bruto” de Macau, acrescenta a agência de notação financeira na nota agora divulgada. A Moody’s sublinha no entanto que, apesar dos bons indicadores, Macau continua dependente da política económica chinesa.
“O PIB de Macau está intimamente ligado ao crescimento dos visitantes chineses e por isso continua exposta a choques relacionados com os desenvolvimentos económicos, financeiros e políticos” no país, escrevem os analistas. A agência alerta que “se o crescimento abrandar mais depressa do que a Moody’s atualmente prevê, o crescimento nos volumes dos sectores do jogo e não jogo podem abrandar significativamente ou tornarem-se mais voláteis”.
As medidas políticas tomadas pelo Governo Central podem influenciar a procura dos chineses pelo jogo e pelo turismo no território, afectando negativamente a economia do território, como se comprovou entre 2014 e 2016″, quando uma série de medidas contra a corrupção fez descer o volume de jogadores e o montante das apostas, diminuindo as receitas de Macau.
Na nota, a Moody’s alerta ainda que “o potencial para uma escalada das tensões entre os Estados Unidos e a República Popular da China podem causar um risco negativo para os operadores de jogo norte-americanos se se tornarem alvo de medidas retaliatórias”. A agência sublinha que o cenário é possível, mas pouco provável.
No que diz respeito à decisão de manter a Perspectiva de Evolução Económica no nível ‘Estável’, a Moody’s explica que isso resulta de dois riscos de crédito antagónicos: “Por um lado, o crescimento robusto sustentado no aumento das receitas do jogo e do turismo, a que acresce a abertura da nova ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, pode aumentar” a boa saúde financeira de Macau.
No entanto, contrapõe a agência, “a diversificação pode acabar por ser menos efectiva do que se prevê, deixando Macau exposto a choques, particularmente aqueles que estão relacionados com os desenvolvimentos políticos, económicos e financeiros” da República Popular da China.
Leave a Reply