
Analistas contactados pela agência Lusa consideram que o território tem dificuldade acrescida em diversificar a sua oferta turística ‘não jogo’ porque os visitantes são na grande maioria oriundos da China Continental e procuram o território sobretudo para jogar.
“Os chineses que vêm aqui não são muitos sofisticados e não estão preparados para gastar dinheiro da mesma forma que os consumidores norte-americanos e os europeus estão”, afirmou Andrew Pearson – o analista e presidente da empresa de consultoria de ‘resorts’ integrados Intelligencia – à margem da sua intervenção da 13.ª Global Gaming Expo Asia (G2E Asia).
“Isso provavelmente vai melhorar nos próximos cinco, dez, 20 anos, mas para Macau já é visto como um destino de jogo e menos como um destino de entretimento” ao contrário de Las Vegas, onde existem restaurantes, exposições, espaços de lazer e os consumidores estão dispostas a investir tempo e dinheiro em ‘não jogo’: “Já existem alguns restaurantes e entretimento em Macau, mas não é comparado com Las Vegas, onde qualquer casino tem vários restaurantes de chefes renomados”, frisou.
De acordo com a Direção dos Serviços de Finanças do território, os 106.781 milhões de patacas em impostos directos sobre o jogo arrecadados em 2018 representaram 79,6 por cento da totalidade das receitas públicas de Macau.
Já o professor em Gestão Internacional de ‘Resorts’ Integrados da Universidade de Macau, Glenn McCartney, lembrou que “cerca de 75 por cento dos turistas em Macau são chineses”, de um total de cerca de 36 milhões no ano passado.
Em declarações à agência Lusa, Glenn McCartney afirmou que as autoridades devem trabalhar na “marca Macau e em como colocar Macau no mapa regional e mundial”, de forma a angariar turistas de outras regiões.
Os concessionários e o Governo, defendeu, têm de chegar “a um consenso e fazer uma marca: quando olhamos para Las Vegas e vemos o sinal toda a gente sabe o que isso quer dizer”:“O setor público e o privado têm de trabalhar em conjunto”, de forma a estimular a marca Macau, referiu.
Leave a Reply