“Integração de Macau na China não deve ser temida pelos portugueses”, diz Chui Sai On

O processo de integração da Região Administrativa Especial de Macau na República Popular da China constitui uma “oportunidade de ouro” para os residentes e para a comunidade portuguesa. O veredicto é traçado pelo  chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, em entrevista por escrito à agência Lusa.

“Acredita-se que com a entrada do país numa nova era, o desenvolvimento de Macau irá também avançar para uma nova fase, e, neste sentido, a comunidade portuguesa de Macau poderá igualmente ter um papel maior e mais activo”, defendeu Fernando Chui Sai On numa entrevista por escrito concedida à agência noticiosa portuguesa.

O chefe do Executivo, que no sábado inicia uma visita oficial a Portugal, lembrou que “desde o estabelecimento da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau], há 20 anos, o Governo tem dado elevada importância ao papel social da comunidade portuguesa, no respeito e na protecção da sua língua, cultura, religião e costumes”.

O Governo “tem ainda incentivado e apoiado a comunidade portuguesa a participar, de forma activa, no desenvolvimento e nos assuntos da Região Administrativa Especial de Macau, em vários domínios”, sublinhou o líder do Governo.

Por outro lado, Chui Sai On sublinhou que “a comunidade portuguesa de Macau, especialmente os macaenses, potenciou o papel de ponte de comunicação e intercâmbio de culturas”, com impacto no “desenvolvimento da cidade e progresso histórico”.

A crescente integração do território na República Popular da China não deve ser temida pelos portugueses, cuja comunidade “deve ter ainda maior confiança nas perspectivas de desenvolvimento de Macau”, salientou.

A visita de Fernando Chui Sai On a Portugal prolonga-se até 19 de Maio, estando agendadas reuniões com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro, António Costa.

Chui Sai On, que lidera uma delegação do Governo da RAEM, desloca-se a Lisboa e ao Porto e vai presidir à sexta reunião da Comissão Mista Macau-Portugal, que conta com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva.

O Governo vai ainda organizar, em Lisboa, uma exposição fotográfica para comemorar o 20.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau, que se assinala este ano.

Ainda na capital portuguesa, o líder do Governo vai participar num debate com estudantes de Macau que frequentam o ensino superior em Portugal.

Chui Sai On vai assinar ainda com a Câmara Municipal do Porto “um memorando de entendimento para o quadro de cooperação na promoção de amizade”, informaram as autoridades locais.

Após a assinatura, o chefe do Executivo vai receber as Chaves da Cidade.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.