Chui Sai On quer cultivar “mais consensos” com Portugal

O chefe do Executivo, Fernando Chui On, explicou à agência Lusa que a deslocação que inicia no sábado a Portugal serve para garantir “mais consensos”, sobretudo após as recentes visitas oficiais do Presidentes chinês a Portugal e  de Marcelo Rebelo de Sousa à República Popular da China.

O líder do Governo inicia no sábado uma visita oficial que se prolonga até 19 de Maio, na qual está agendada o reencontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem esteve reunido a 1 de Maio. Chui Sai On vai ainda encontrar-se com  o primeiro-ministro, António Costa.

“Esta visita da delegação da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau] a Portugal, tem como objectivo dar continuidade, inovar e reforçar a relação amigável de cooperação entre ambos, em prol de mais resultados frutíferos para a cooperação, impulsionando profundamente o futuro desenvolvimento, contribuindo para o desenvolvimento mútuo e outras parcerias”, afirmou Fernando Chui Sai On, em entrevista por escrito concedida à agência Lusa.

“Esperamos alcançar ainda mais consensos com Portugal, complementar as vantagens mútuas e também promover o desenvolvimento conjunto, aproveitando (…) o papel de Macau para reforçar, acelerar e fazer da melhor forma os trabalhos”, adiantou.

O papel de Macau, enquanto plataforma estratégica da República Popular da China nas relações com Portugal, como porta de entrada para a Europa, e os países lusófonos, para assegurar os mercados africanos e na América Latina, é destacado por Chui Sai On:  “O que nos deixa mais felizes e satisfeitos, é sermos um factor importante nas relações sino-portuguesas e desempenhar bem as nossas funções no desenvolvimento da plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a República Popular da China e os países de língua portuguesa”, sintetizou o governante.

Chui Sai On sublinhou que “desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Portugal

[assinala-se em 2019 o 40.º aniversário]

, a cooperação tem vindo a aumentar, assim como as áreas têm sido cada vez mais alargadas, e para além das relações económicas, também o intercâmbio e cooperação têm sido reforçadas, de forma continuada, no âmbito da cultura, arte, educação, desporto”.

É por essa razão que, “actualmente, a China e Portugal elevaram a sua relação a uma importante parceria estratégica de cooperação, cujas características singulares e fundamentais da relação bilateral são: proeminente importância estratégica, complementaridade de interesses elevada e complementaridade económica forte”, assinalou.

Chui Sai On lidera uma delegação do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) durante uma visita que vai passar por Lisboa e pelo Porto.

O líder de Macau vai presidir à sexta reunião da Comissão Mista Macau-Portugal com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.