China. Crescimento económico desacelerou no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto da República Popular da China cresceu 6,5 por cento entre Julho e Setembro. Trata-se da margem de crescimento mais fraca registada desde o primeiro trimestre de 2009, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 6,5% no terceiro trimestre de 2018, o que representa o crescimento mais fraco desde o primeiro trimestre de 2009, anunciou hoje o Escritório Nacional de Estatísticas chinês.

A segunda maior economia do mundo desacelerou em comparação com os 6,7% registados no segundo trimestre do ano, algo previsto pelos analistas, que ainda assim projetavam uma expansão de 6,6%.

Os analistas esperavam que a economia da China desacelerasse face aos esforços para controlar o crescimento da dívida, mas a desaceleração foi mais abrupta do que o esperado.

“A desaceleração foi um pouco mais acentuada do que o esperado, mas basicamente encaixa-se na nossa narrativa para a economia”, disse Bill Adams, do grupo PNC Financial Services, num relatório citado pela agência de notícias Associated Press (AP).

Para Adams, o controlo da dívida e as “incertezas comerciais” face às tensões com Washington estão a pesar o “momento económico”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.