BRICS. Declaração de Nova Deli aprovada por unanimidade

Fotografia: Benjamin Smith/Unsplash

Os líderes dos países membros dos BRICS aprovaram esta sábado, por unanimidade, a declaração de Nova Deli. A decisão colheu analistas de surpresa, numa sessão em que o consenso entre as 11 nações era o principal desafio.

Na sala principal do centro de convenções Bharat Mandapam, na capital indiana, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou que tinham já a minuta da declaração. O texto, explicou Modi, reflecte a essência das decisões e posições sobre as principais questões mundiais e regionais.

Nenhum dos representantes apresentou objeções. A Declaração de Nova Deli foi aprovada por unanimidade pelos chefes de Estado do bloco, incluindo o Presidente chinês, Xi Jinping, o homólogo russo, Vladimir Putin, e o Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian.

A aprovação do documento ajudou a serenar alguma das incertezas e das dúvidas que estavam ainda em aberto antes da reunião de líderes. O consenso era, desde a primeira hora, o principal desafio deste encontro, uma vez que estiveram representados 11 países com posições distintas sobre os principais conflitos internacionais, como a guerra no Médio Oriente e na Ucrânia.

O bloco económico, recorde-se,  é integrado pelo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egipto, Etiópia, Irão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Indonésia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.