O fármaco sul-coreano Invossa K já está disponível em Macau e Hong Kong, depois da empresa que o produz ter assinado um acordo de distribuição com um revendedor da vizinha Região Administrativa Especial. O tratamento é o primeiro para a osteoartrite do joelho a ter por base a terapia genética e celular.
O grupo sul-coreano Kolon Life Science Inc. vai passar a exportar para o território, para Hong Kong e para a Mongólia um dos seus produtos mais requisitados. O fármaco Invossa K, o primeiro tratamento para osteoartrite do joelho que tem por base a terapia genética e celular, deve estar disponível brevemente nas clínicas da especialidade que operam nas duas Regiões Administrativas Especiais.
A empresa anunciou a 20 de Junho que assinou um contrato no valor de 16,9 mil milhões de won (qualquer coisa como 15,25 milhões de dólares norte-americanos) com o grupo Zhongji 1 International Medical, de Hong Kong. O memorando prevê que a empresa da antiga colónia britânica seja o distribuidor oficial do Invossa K nas duas Regiões Administrativas Especiais por um período de cinco anos, até 20 de Junho de 2023. O grupo Zhongji, que fornece serviços médicos para o tratatamento da osteoartrite de joelho, vai deter a exclusividade dos direitos de venda do produto para Hong Kong e Macau durante o período em questão.
A Kolon Life Science já pode vender o produto em Hong Zkong e em Macau, depois do Ministério da Segurança Médica e Alimentar da Coreia do Sul ter dado carta branca à comercialização do produto. A empresa vai injectar o Invossa K em pacientes sem que sejam conduzidos quaisquer outros testes clínicos adicionais durante o primeiro ano. O grupo sul-coreano espera obter uma licença para a comercialização generalizada do fármaco tendo por base os dados acumulados durante um ano.
A Kolon Life Science também assinou um acordo com o grupo mongol Vim Med LLC com o propósito de exportar o Invossa por um períodop de cinco anos. Na Mongólia, a empresa sul-coreana espera poder vir a comercializar o Invossa K na segunda metade do corrente ano, depois de receber a necessária autorização da parte das autoridades de saúde da Mongólia.
Lee Woo-suk, director executivo da Kolon Life Science, diz que Macau, Hong Kong e a Mongólia chamam a si um papel pioneiro na exportação do inovador fármaco: “Com os acordos recentemente assinados, o Invossa K pode ser exportado sem que sejam solicitados mais testes clínicos, tendo por base apenas a autorização emitida na Coreia do Sul. Vamos dinamizar maiores esforços para conseguir novos contratos e reforçar as exportações”, explicou o gestor.

Leave a Reply