Evereste. Nepalês bate recorde de subidas

Kami Rita Sherpa completou anteontem a sua 22.ª ascensão ao tecto do mundo. A temporada de escalada teve início no domingo e durante os próximos 45 dias o pico mais alto do planeta deve ser escalado por 750 montanhistas.

O nepalês Kami Rita Sherpa converteu-se na quarta-feira no homem que por mais vezes escalou o Evereste, ao alcançar o tecto do mundo pela 22.ª vez, um dia antes do previsto. A actual temporada de escalada na cordilheira mais alta do mundo teve início no passado domingo.

Kami Rita, de 48 anos, atingiu novamente os 8848 metros do Evereste, confirmou à agência Efe Gyanendra Shrestha, representante do Ministério do Turismo do Nepal no acampamento de onde partem as expedições que têm como destino o tecto do mundo.

O inicialmente previsto era que atingisse o topo na quinta-feira. Conseguiu completar o feito na quarta-feira, surpreendendo tanto os seus companheiros de escalada, como os funcionários”, reconheceu Shrestha.

A empresa “Seven Summit Treks”, encarregada da expedição de Kami Rita, também celebrou, na sua página do Facebook, o recorde do alpinista nepalês. Com a gesta alcançada na quarta-feira, Kami Rita superou outros dois sherpas – Apa Sherpa e Phurba Tashi Sherpa – que tinham atingido o cume do Evereste por 21 ocasiões, mas que já se encontram reformados.

Kami Rita, membro da etnia sherpa, cujo nome significa “a gente do leste”, nasceu numa família humilde e não recebeu qualquer instrucção, tendo-se dedicado desde tenra idade ao montanhismo. O novo recordista iniciou a sua carreira profissional em 1992 e conquistou o Evereste pela primeira vez dois anos depois. Em 2008, 2011 e 2013, Kami Rita concluiu duas ascenções na mesma temporada e é dois poucos que completaram também a subida pela vertente chinesa do pico mais alto do mundo.

Continuarei a subir o Evereste, mesmo que consiga garantir o recorde este ano”, assegurou em Março o experiente alpinista, em declarações à agência Efe. Na altura, Kami Rira reconheceu, ainda assim, que esperava “fazer história” e revelou que se propõe atingir o tecto do mundo 25 vezes.

Os montanhistas pagam entre 50 mil e 90 mil dólares para escalar o Evereste e um guia experimentado pode ganhar 12 mil dólares durante os 45 dias pelos quais se prolonga a temporada de escalada no Evereste.

A temporada de escalada deste ano arrancou no passado domingo, quando oito experientes alpinistas nepaleses iniciaram uma escalada com o propósito de tomar pulso às condições do terreno. Esta ano, o pico mais alto do mundo deverá ser escalado por 750 pessoas, incluindo 346 montanhistas estrangeiros que pagaram 11 mil dólares para obtar a licença para subir ao tecto do mundo.

O Evereste é responsável po uma boa parte dos ganhos que o Nepal obtém com a actividade turística. Só com as licenças de escalada, o Executivo nepalês espera encaixar este ano quatro milhões de dólares norte-americanos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.