Xi Jinping enaltece ideais de Karl Marx

O Partido Comunista Chinês assinalou esta manhã os duzentos anos do nascimento de Karl Marx. Acérrimo defensor da teoria marxista, Xi Jinping definiu o filósofo alemão como o maior pensador dos tempos modernos e considera que a teoria desenvolvida por Marx em “O Capital” e “O Manifesto Comunista” ainda se impõe “com a luz brilhante da verdade”.

O presidente chinês, Xi Jinping, comemorou hoje o bicentenário do nascimento de Karl Marx com uma cerimónia solene no Grande Palácio do Povo, em Pequim. O também secretário geral do Partido Comunista da China desfez-se em elogios às ideias do pensador alemão, que 200 anos depois ainda funcionam, pelo menos em termos teóricos, como as traves mestras sobre as quais se ergue o regime comunista chinês: “Camaradas, hoje conduzimos esta grande cerimónia solene com grande veneração e com o propósito de assinalar os 200 anos do nascimento de Marx, para lembrar a grandeza do seu carácter e os contributos históricos que deu e para revisitar o seu nobre espírito e os seus brilhantes pensamentos”, sublinhou Xi Jinping, no discurso que proferiu esta manhã no Grande Palácio do Povo.
Um grande retrato do filósofo alemão, nascido a 5 de Maio de 1818, presidiu à cerimónia e esteve hoje colocado no mesmo lugar onde costuma estar situado o escudo da República Popular da China ou a foice e o martelo que se tornaram conhecidos internacionalmente como símbolos do comunismo.
Xi, que promoveu nos seus cinco primeiros anos como presidente da República Popular da China, o estudo teórico do marxismo entre os títulares dos mais altos cargos da noção, não hesitou em classificar Marx como “o maior pensar dos tempos modernos” na sua qualidade de professor da revolução do proletariado: “Marx é o professor da revolução para o proletariado e para os trabalhadores de todo o mundo, o principal fundador do Marxismo, impulsionador de partidos Marxistas, o pioneiro do comunismo internacional e o maior pensador dos tempos modernos. Dois séculos depois, apesar das mudanças profundas que se fizeram sentir na sociedade humana, o nome de Karl Marx ainda é respeitado por todo o mundo e a sua teoria ainda se impõe com a luz brilhante da verdade”, salientou o Presidente da República Popular da China.
O segundo centenário do nascimento de Karl Marx comemorou-se na China com numerosas actividades. Para além da organização de exposições e da reedição, várias editoras estatais reeditaram clássicos marxistas como “O Capital” e “O Manifesto Comunista”, este último escrito em parceria com Friedrich Engels.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.