Japão. Três empresas lançam primeiro robot articulado do mundo

No Japão, a realidade equiparou-se à ficção e os célebres “Transformers” deixaram de ser um produto da imaginação para se tornarem algo de tangível. Três empresas japonesas juntaram esforços para lançar o primeiro autómato articulado do mundo. Com quase quatro metros, o “J-Deite Ride” necessita de menos de um minuto para se transformar num carro desportivo.

Do pequeno ecrã para as estradas do Japão. Kenji Ishida cresceu a ver séries de animação como “Os Transformers” ou “Mobile Suit Gundam” e esta quarta-feira cumpriu um sonho. O director executivo da Brave Robotics é um dos responsáveis pelo ‘J-Deite Ride”, um monumental autómato com 3,7 metros de altura que tem capacidade para se transformar num carro desportivo em menos de um minuto, à imagem do que sucedia com os gigantes das séries de animação: “Os robots que eu via em filmes de animação durante a infância, todos se assemelhavam a este robot e todos se transformavam em outra coisa qualquer em articulação com outros autómatos. Para além disso, tinham capacidade para transportar pessoas. Eu cresci com a convicção de que os robots teriam de ser capazes de fazer este tipo de coisas. Foi isso que me motivou para desenvolver este robot”, explicou à agência Reuters o criador do “J-Deite Ride”.

Com capacidade para transportar dois passageiros, o robot pode caminhar à velocidade de 30 quilómetros por hora ou circular sobre quatro rodas. O autómato, que foi desenvolvido pela Brave Robotics em cooperação com a Asratec e a Sansei Technologies, ainda não foi testado fora das instalações da empresa em que foi concebido, nos arredores de Tóquio.

Projecto multimilionário, o “J-Deite Ride” dificilmente poderá ser produzido em série, mas Kenji Ishida está convicto que o contributo dado pelo autómato para o desenvolvimento da indústria robótica não pode ser negligenciado: “Admito que, se alguém me perguntar se se trata de um dispositivo caro, terei que reconhecer que sim, mas até ao momento ninguém tinha tentado criar este tipo de tecnlogia, por isso não me parece que o meu esforço tenha sido inócuo. Esta tecnologia tem enorme potencial e tudo é possível quando estes robots ganharem mais visibilidade”, antevê o Director Executivo da Brave Robotics.

A empresa tenciona produzir um número limitado de exemplares do “J-Deite Ride”. Os autómatos deverão ser utilizados em parques de diversões ou então em grandes desfiles de rua.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.