Académico da UM vai coordenar projecto apadrinhado pela UNESCO

Roberval Teixeira e Silva foi nomeado para o estatuto de coordenador institucional da cadeira de Políticas Linguísticas para o Multilinguismo. A iniciativa, promovida pela UNESCO, propõe-se discutir como o multilinguismo, o multiculturalismo ou os processo de aquisição linguística.

O académico brasileiro Roberval Teixeira e Silva, director do Centro de Investigação de Estudos Luso-Asiáticos da Universidade de Macau, foi nomeado pela UNESCO para o lugar de coordenador institucional da cadeira de Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, informou esta terça-feira a Universidade de Macau em comunicado.

A nossa equipa reflecte a perspectiva multicultural e intercultural da cadeira. Reúne investigadores da China, do Brasil e de Portugal, docentes e estudantes de pós-graduação”, diz o académico. “Estamos perante uma grande oportunidade para aproximar as instituições asiáticas em que esta cadeira está presente, mas principalmente, criar laços com as universidades dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O nosso foco principla será o das realções entre Macau, a China e o Brasil, mas há um sem fim de trocas académicas e culturais que devem ser conduzidas entre todos nós”, defende Teixeira e Silva.

Os projectos propostos pela Universidade de Macau enquanto entidade coordenadora da cadeira UNESCO de Políticas Linguísticas para o Multilínguismo deverão abordar questões como as políticas linguísticas, as migrações e a mobilidade, globalização e superdiversidade, multilínguismo e multiculturalismo e ainda os processos de aquisição linguística.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.