Trump indagou possibilidade de atacar instalações nucleares iranianas

Dois meses antes de deixar o cargo, o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, terá indagado os seus principais assessores sobre a possibilidade de atacar instalações nucleares do Irão, noticiou esta terça-feira o jornal The New York Times, que destacou que os seus conselheiros o convenceram a abrir mão da ideia.

Durante uma reunião no Salão Oval na quinta-feira da semana passada, o presidente norte-americano perguntou a vários conselheiros – incluindo o vice-presidente, Mike Pence, o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o comandante do Estado-Maior Conjunto, o general Mark Milley – “se tinha opções de adoptar medidas contra a principal instalação nuclear do Irão nas próximas semanas”, afirmou o jornal.

Os altos funcionários “dissuadiram o presidente de seguir adiante com um ataque militar” e alertaram que uma acção desta magnitude poderia transformar-se num conflito maior nas últimas semanas da sua presidência, informou o New York Times.

De acordo com a notícia, Trump fez a pergunta depois de um relatório da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) ter revelado que o Irão continua a armazenar urânio.

De acordo com a AIEA, as “reservas de urânio de Teerão eram 12 vezes maiores que o permitido pelo acordo nuclear que Trump abandonou em 2018”, três anos depois da assinatura do pacto que tinha o objectivo de travar a capacidade nuclear do Irão De acordo com o NYT, o alvo mais provável do ataque seria Natanz.

“Podem acontecer tentativas de atacar o Irão, mas pessoalmente não prevejo tal possibilidade”, declarou esta terça-feira o porta-voz do governo iraniano, Ali Rabii, em reacção à notícia do jornal norte-americano.

“Mas, em qualquer caso, a nossa resposta imediata sempre foi: qualquer acção contra o povo iraniano receberá uma resposta devastadora”, acrescentou o porta-voz, repetindo uma frase padrão utilizada pelas autoridades civis e militares iranianas.

O Irão foi durante muito tempo o grande foco de Trump. O presidente republicano voltou a impor sanções a Teerão e ampliou as medidas depois de Washingtou ter abandonado o acordo nuclear.

Os parceiros europeus do acordo lutam para manter o acordo, apesar dos esforços de Trump para acabar com o esforço diplomático e esperam que a chegada à Casa Branca do democrata Joe Biden mude a abordagem de Washington sobre Teerão.

A administração Trump comprometeu-se a intensificar as medidas punitivas, o que alguns críticos veem como uma tentativa de construir um “muro de sanções” que seria difícil para Biden derrubar quando assumir o poder.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.