O ministro da Saúde francês, Olivier Véran, garantiu esta terça-feira que, no caso da vacina da Pfizer se mostrar eficaz contra a Covid-19, a expectativa é iniciar a vacinação na população no início de 2021 e de maneira gratuita.
“Se forem validadas, teremos as primeiras vacinas no início do ano”, explicou o ministro à emissora local “BFMTV”.
Segundo Véran, o Executivo francês está confiante de que a Pfizer e a BioNtech, produtoras da vacina, entreguem todos os dados referentes aos testes clínicos dentro de três semanas, de modo a serem avaliados pelas agências de saúde do país.
A partir daí, e no âmbito do acordo feito pela Comissão Europeia, que realizou a compra conjunta do agente imunológico, serão destinadas a França 30 milhões de doses, que serão aplicadas gratuitamente, de acordo com o titular da pasta da saúde do Executivo gaulês.
Por outro lado, Véran evitou falar sobre datas para a reabertura dos estabelecimentos comerciais não essenciais e também não respondeu a informações avançadas pela imprensa local de que bares e restaurantes devem ficar de portas fechadas até Janeiro: “Queremos reabrir as lojas em boas condições, para não termos que fechá-las novamente”, disse o ministro.


Leave a Reply