Baleias aparecem mortas na costa francesa

Os biólogos marinhos estão a investigar a morte de pelo menos seis baleias encontradas em praias do oeste de França sem sinais aparentes de que tenham sido atingidas por um navio ou ficado presas na rede de uma traineira.

Esta segunda-feira, investigadores usaram um escavadora e facas compridas para dissecar uma baleia-comum, que só é menor do que a baleia azul. Os biólogos retiraram amostras que acreditam que podem revelar indícios de um patógeno viral.

Num ano típico, entre três e dez baleias aparecem mortas nas praias francesas, dizem os investigadores: “Temos o que é quase uma epidemia ou, de qualquer forma, um aumento anormal de mortes”, disse Willy Dabin, investigador do Observatório Pelagis.

O cadáver mais recente de uma baleia-comum foi encontrado na sexta-feira perto de Saint-Hilaire-de-Riez. O animal tinha quase 16 metros de comprimento e pesava cerca de 10 toneladas.

Todas as baleias-comuns morreram nas últimas seis semanas. Todas estavam desnutridas e mostravam indícios de hemorragia nos sistemas cardíaco e respiratório: “A questão que espreita ao fundo é: será que os humanos são um factor que contribui por sua capacidade de perturbar o meio ambiente?”, interrogou-se Dabin. “Seja afectando a disponibilidade de alimento ou poluindo o meio ambiente, a actividade humana  pode estar a deixar as baleias mais vulneráveis a doenças”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.