“Sejam preguiçosos e salvem vidas”. A mensagem do Governo alemão para os mais jovens

Um vídeo humorístico que incentiva os jovens alemães a cumprirem o seu dever patriótico na guerra contra o coronavírus simplesmente ficando em casa no sofá tornou-se uma sensação na Internet, tendo alcançado mais de 1 milhão de visualizações apenas na segunda-feira.

O clipe, divulgado numa altura em que a Alemanha enfrenta um aumento acelerado do número de casos de Covid-19, faz contrastar os sacrifícios modestos exigidos aos jovens de hoje – ficar em casa, evitar contactos desnecessários – aos dos compatriotas mais velhos que suportaram guerras e adversidades mais duras.
O vídeo mostra um idoso, Anton Lehmann, a reflectir sobre 2020, quando, com somente 22 anos, teve que abdicar de ir a festas, de conhecer raparigas e de beber com os amigos.

https://www.youtube.com/watch?v=iZgmIx3FmKc


“Quando o inimigo invisível ameaçava tudo que nos é caro, reunimos toda a nossa coragem e fizemos o que se esperava de nós, a única coisa certa”, diz, enquanto uma música empolgante vai aumentando de intensidade. “Nada
A música para de repente e ele vê o seu eu mais jovem prostrado no sofá a petiscar: “Ficamos sentados dia e noite. O sofá era nossa frente de batalha, a paciência a nossa arma”, afirma.
O vídeo é parte de uma série publicada pelo porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, na tentativa de induzir os jovens a fazerem a sua parte para conter a disseminação do novo coronavírus, por entre os temores de que possa sobrecarregar o sistema de saúde do país em breve.
Num vídeo semelhante, outro idoso diz: “De repente, não fazer nada era um serviço à sociedade: ser preguiçoso podia salvar vidas”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.