Angela Merkel visitou Alexei Navalny no hospital

A chanceler alemã, Angela Merkel, fez uma visita pessoal ao  opositor russo Alexei Navalny enquanto ele estava internado nm hospital de Berlim para tratamento contra o alegado envenenamento de que foi vítima, disse um porta-voz da líder do Governo alemão nesta segunda-feira.

A notícia do encontro deve incomodar Moscovo, que rejeita as conclusões dos especialistas alemães, franceses e suecos de que Navalny foi envenenado com um agente nervoso na Rússia no final do mês passado. A Rússia tem constantemente criticado a Alemanha pelo que afirma ser um fracasso na partilha de informações sobre o caso.

“Foi uma visita pessoal a Navalny no hospital”, disse o porta-voz de Merkel Steeffen Seibert numa conferência de imprensa. O responsável negou-se, no entanto, a divulgar detalhes sobre o que foi dito e por quanto tempo o encontro se prolongoy.

Seibert disse que a Alemanha ainda espera explicações russas sobre o caso.

Navalny escreveu no Twitter que foi um “encontro privado e uma conversa com a família” e acrescentou que estava “muito grato à chanceler Merkel” pela visita que lhe fez durante a estadia no hospital.

O episódio com Navalny piorou ainda mais as relações entre Moscou e uma série de países ocidentais. Merkel tem vindo a enfrentar pressões no sentido de suspender o recém-concluído gasoduto North Stream 2, que levará gás russo para a Alemanha.

Navalny voou da Rússia para a Alemanha no mês passado depois de se ter sentido mal a bordo de um voou doméstico. O opositor recebeu tratamento no Hospital Carité, em Berlim, durante 32 dias, antes de tere recebido alta na semana passada.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.