A ilustre casa de Rui Cunha acolhe homenagem a Eça de Queiroz

Eça de Queiroz morreu há 120 anos e a morte do romancista e diplomata vai ser assinalada em Agosto e em Setembro na Fundação Rui Cunha, num ciclo de conferências que se propõe abordar a obra do escritor em três facetas: a diplomacia, a ópera e a internacionalização daquele que é, porventura, o mais internacional dos escritores portugueses.

Promovido pela Fundação Rui Cunha, pelo Instituto Português do Oriente e pela Associação dos Amigos do Livro de Macau, o programa comemorativo dos 120 anos da morte de José Maria Eça de Queiroz tem o arranque marcado para o final da tarde de 13 de Agosto no auditório Stanley Ho. O Consulado de Portugal em Macau e Hong Kong acolhe uma conferência dobre o perfil e o percurso diplomático do escritor. A iniciativa é apresentada por Carlos Frota, que desempenhou as funções de primeiro cônsul-geral de Portugal em Macau.

Uma semana depois, a 20 de Agosto, Ana Paula Dias apresenta, nas instalações da Fundação Rui Cunha, às 18h30, “Eça na Ópera”, uma conferência em que se propõe analisar as referências à música clássica e às áreas líricas nos seus romances.

A sessão, que vai englobar alguns trechos musicais alusivos à obra de Eça, integra o ciclo “Conversas Ilustradas com Música”, produzidas pelo médico e escritor Shee Vá na Fundação Rui Cunha. O ciclo actual, recorde-se, tem como tema “A ópera na literatura – Ouvir com os olhos”.

A fechar o programa, no primeiro dia de Setembro, a Fundação Rui Cunha a  Fundação Rui Cunha acolhe uma conferência sobre a internacionalização, tradução e adaptação da obra do escritor, com a exibição do filme mexicano “O Crime do Padre Amaro”, do realizador Carlos Carrera, com Gael Garcia Bernal, Ana Claudia Talacon e Sancho Garcia.

A controversa adaptação do romance homónimo de Eça, falecido a 16 de Agosto de 2000, foi nomeada para o Óscar de melhor filme estrangeiro em 2002.

A sessão é precedida de uma conferência, apresentada pela professora Dora Nunes Gago.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.