Atmosfera é mais sensível a aumento de CO2 do que se julgava

A esperança de que o aumento das temperaturas globais médias se pudesse limitar a 2,5 graus Celsius até 2020 podem ser praticamente descartadas se as emissões de gases de estufa continuarem ao ritmo actual, conclui uma nova investigação, que reavaliou a sensibilidade da atmosfera terrestre ao dióxido de carbono.

O estudo, realizado com o apoio o Programa Mundial de Investigação Climática sediado em Genebra, é responsável pelo primeiro avanço claro em décadas tendo em vista o estreitamento da faixa de elevação das temperaturas causada pela duplicação dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera desde a era pré-industrial.

As descobertas mostram que uma eventual duplicação dos níveis de dióxido de carbono pode induzir um aquecimento médio de 2,6ºC a 4,1ºC acima do valores registados na era pré-industrial. As conclusões colocam o menor aumento das temperaturas mais de 1 grau acima da média estimada anteriormente pelos cientistas,  entre 1,5ºC e 4,5ºC.

“Para colocar estes valores em perspectiva, com a nossa taxa actual de emissões, estamos a caminho de duplicar o CO2 até 2080”, disse o co-autor do estudo Zeke Hausfather, cientista climático do Instituto Breakthrough, um centro de investigação localizado em Oakland, no Estado norte-americano da Califórnia.

“As mudanças climáticas são tão más quanto pensávamos que fossem”.

O consenso científico é de que é necessário limitar o aumento das temperaturas globais médias em 1,5ºC. O valor foi defendido no acordo climático de Paris de 2015, mas estará quase certamente fora do alcance, a menos que as taxas de emissões de gases de efeito estufa caiam consideravelmente.

Conhecida como parâmetro de sensibilidade climática, a duplicação das concentrações de dióxido de carbono é uma constante dos modelos de temperaturas globais futuras desde o final dos anos 1970.

O estudo, publicado na quarta-feira no periódico científico Reviews of Geophysics, tem por base simulações de computador que usaram observações de satélite, registos históricos de temperaturas e ainda indícios de temperaturas pré-históricas que têm por base fontes como anéis de árvores.

A investigação oferece “uma noção melhor do quanto exactamente a Terra aquecerá à medida que o dióxido de carbono aumenta na atmosfera”, disse Hausfather, e confirma ainda que o mundo ruma para um aumento extremo do nível do mar e para outros fenómenos extremos..

Tais efeitos são esperados com um aumento superior a 2ºC. A temperatura global média já aumentou cerca de 1,2ºC.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.