MIT e 3M unem esforços para desenvolver teste rápido de diagnóstico

A empresa 3M fez uma parceria com o Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) para desenvolver um teste rápido de detecção da Covid-19, informou a empresa na terça-feira.

O novo teste deverá produzir resultados em minutos e pode ser realizado através de um dispositivo de baixo custo, em papel, semelhante à tecnologia utilizada na última geração de teste de gravidez.

“Estamos a tentar melhorar a velocidade e acessibilidade dos testes de despistagem do novo vírus, um passo importante para impedir a disseminação da pandemia”, avançou John Banovetz, vice-presidente de tecnologia da 3M.

A investigação conta com o apoio de um financiamento do Instituto Nacional de Saúde, que está a executar um projecto chamado Aceleração Rápida de Diagnósticos (RADx).  O projecto financia o desenvolvimento de novas respostas tecnológicas para testes, tanto em meios académicos, como em empresas.

O programa visa disponibilizar os novos testes para uso no final do Verão ou início do Outono.

Os testes de antígeno detectam proteínas que podem ser encontradas dentro de um vírus. Os testes podem detectar o vírus muito rapidamente e potencialmente podem ser produzidos a um custo menor do que os outros testes.

A 3M diz que pode elevar a produção para milhões de testes por dia, assim que a fase de investigação e desenvolvimento estiver concluída.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.