O Executivo vai permitir, já a partir desta quinta-feira, a circulação entre o território e a vizinha cidade continental de Zhuhai por razões de serviço, comércio ou outros motivos. Na conferência de imprensa de acompanhamento da situação da Covid-19 em Macau, o governo explicou que os pedidos serão avaliados caso a caso.
Os titulares do Bilhete de Identidade de Residentes com residência em Zhuhai vão deixar de estar sujeitos a observação médica, mas terão que apresentar um teste de despistagem do novo coronavírus negativo.
A partir de amanhã, os residentes do território que preencham as condições definidas e queiram entrar em território continental chinês poderão candidatar-se por via electrónica através do portal dos Serviços de Saúde. O organismo prontifica-se a marcar um teste de ácido nucleico e a notificar os interessados sobre o dia para tal designado, explicou Elsie Ao Ieong U, a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura.
O Governo anunciou ainda a reabertura das quarenta creches subsidiadas pelo erário público. A partir desta quinta-feira, os estabelecimentos vão poder acolher “crianças de famílias com dificuldades para cuidar delas”.
Macau está há mais de sessenta dias sem registar novos casos de infecção pelo SARS-CoV2. O último caso positivo do novo coronavírus foi detectado a 9 de Abril. O último paciente activo recebeu alta hospitalar a 19 de Abril.
Leave a Reply