
A chanceler alemã, Angela Merkel, foi vista a tremer de novo violentamente durante o encontro que manteve esta quinta-feira com Frank-Walter Steinmeier, o chefe de Estado do seu país. Trata-se do segundo incidente do género no espaço de duas semanas de duas semanas, mas o porta-voz da chefe do Governo germânico garante que Merkel está bem e que continua capaz de desempenhar as suas funções como chanceler.
Merkel, de 64 anos, não possui histórico de graves questões de saúde. A chanceler participava na despedida da Ministra da Justiça, Karatina Barley, que abandonou o cargo para assumir o estatuto de deputada no Parlamento Europeu.
Ao lado de Steinmeier, Merkel começou a tremer visivelmente nos membros superiores, tendo cruzado os braços para travar os tremores. Um elemento da organização ofereceu um copo de água à chanceler alemã, mas Merkel não quis beber enquanto Steinmeier falava. Berlim está a passar por uma intensa onda de calor.
A 18 de Junho, Merkel também foi vista a tremer violentamente durante um encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy. A chefe do Governo da Alemanha disse depois que se sentiu melhor após beber um poucos de água.
Interrogadas sobre se a chanceler alemã se vais deslocar ao Japão para tomar parte na reunião do G20 que decorre no final da semana em Osaka, o porta-voz do Governo alemão assegurou que não há razões para preocupação: “Está tudo a correr como planeado. A chanceler está bem.”
Depois da cerimônia com Steinmeier, Merkel deslocou-se ao Bundestag, a câmara baixa do Parlamento, para a cerimónia de nomeação do novo Ministro da Justiça. Durante a cerimónia, Merkel não exibia quaisquer sinais de indisposição e parecia relaxada, conversando e rindo com o vice-chanceler Olaf Scholz.
No passado, Merkel chegou a fazer piadas sobre o facto de dormir pouco durante os dias de trabalho, assegurando que ao fim de semana dorme sempre pelo menos uma noite inteira.
Leave a Reply