
Um ano depois de terem sido resgatados do interior de uma gruta inundada no norte da Tailândia, os adolescentes da mais famosa equipa de futebol não-profissional tailandesa participaram este domingo numa corrida de caridade que assinalou o primeiro aniversário do início de uma saga que deixou o mundo em suspenso.
O grupo de jovens que viveu a aterradora aventura – que vai dar origem a uma longa-metragem produzida pelo Netflix – juntaram-se a cerca de 5.000 corredores e ciclistas para uma prova que decorreu nas imediações de Tham Luang, a caverna onde os “Wild Boars” ficaram retidos.
“Tem sido uma óptima experiência. Eu aprendi muito sobre os tailandeses, especialmente sobre a unidade do povo tailandês”, disse um dos rapazes resgatados, Pornchai Kamluang, em declarações à AFP durante a corrida.
Pornchai e os restantes membros dos “Wild Boars” entraram a 23 de Junho de 2018 na gruta para uma visita que acabou por se prolongar por quase três semanas.
Os jovens ficaram presos no interior da gruta durante 18 dias, depois da água das chuvas ter invadido as galerias. As autoridades tailandesas montaram uma operação internacional de resgate que durante dias a fio fascinou milhares de pessoas por todo o mundo.
“Agradeço a todos os responsáveis que dedicaram o seu tempo no ano passado para me salvar a mim e aos meus meninos”, disse Ekkapol Chantawong, o treinador da equipa e o único adulto do grupo.
Ekkapol administra actualmente a empresa 13 Thamluang, criada pelo governo para proteger os interesses dos adolescentes. Foi a empresa que negociou o contrato com a Netflix, tendo por base a experiência dos jovens no interior da caverna.
A vida dos “Wild Boars” tomou uma trajectória extraordinária desde que os jovens foram resgatados. O grupo foi removido da caverna depois de ter sido sedado por equipas de mergulhadores experientes: “É importante nunca esquecer o que aconteceu no ano passado”, disse o britânico Vern Unsworth, membro do trio que, milagrosamente, descobriu os jovens jogadores de futebol, amontoados numa rocha da caverna, cercados por água.
O dinheiro obtido na corrida servirá para a reabertura da caverna de Tham Luang, ainda fechada ao público. O local tornou-se uma atracção turística, com venda de t-shirts, porta-chaves e outros souvenirs com a imagem dos jovens.
Leave a Reply