Ho Iat Seng é oficialmente candidato a chefe do Executivo. AL já é passado

Fotografia: Ou Mun Tin Toi/TDM

Ho Iat Seng, até agora presidente da Assembleia Legislativa, oficializou esta terça-feira a candidatura ao cargo de Chefe do Executivo. O empresário, que completou na semana passada 62 anos, tenciona dedicar-se por inteiro à campanha e anunciou, por isso, a intenção de deixar as funções de presidente do hemiciclo.

Enquanto deputado à Assembleia Legislativa, Ho pode optar por suspender o mandato em vez abandonar definitivamente as funções. Numa conferência de imprensa esta manhã organizada na Torre de Macau, o empresário adiantou que não quer “fazer as coisas de forma atabalhoada”, escreve a Macau News Agency. Ho Iat Seng decidiu, por isso, demitir-se do cargo de presidente da Assembleia Legislativa.

Depois do pedido ser processado, o actual vice-presidente do hemiciclo Chui Sai Cheong vai assumir o estatuto de presidente da Assembleia Legislativa, cargo que deverá ocupar até ao final da corrente legislatura. Chui, recorde-se, é irmão do actual chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On.

As eleições para decidir o nome do 5o chefe do Executivo de Macau vão decorrer a 25 de Agosto. Visto por muitos como o mais sério candidato ao lugar agora ocupado por Chui Sai On, Ho Iat Seng foi o primeiro a oficializar a candidatura, mas poderá não ser o único. O empresário pró-democracia Leng Kuok Chou, Hoi Weng Chong – o “manifestante de amarelo” e a antiga funcionária fabril Choi Teng Teng também manifestaram também o interesse em concorrer à liderança do Governo, mas para formalizarem as respectivas candidaturas necessitam de obter o apoio de pelo menos 66 membros do colégio eleitoral que vai escolher o novo chefe do Governo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.