Ex-presidiária é pré-candidata à liderança do Governo

Caso consiga reunir os apoios de que necessita, Choi Teng Teng pode vir a fazer história. A residente formalizou esta manhã a sua pré-candidatura à liderança do Governo, ao fazer chegar ao Edifício da Administração Pública o seu programa político. 

Chao é a quarta pessoa a manifestar a intenção de se candidatar ao posto actualmente ocupado por Fernando Chui Sai On, depois do presidente da Assembleia Legislativa, Ho Iat Seng, do empresário pró-democracia Leong Kuok Chou e do Hoi Weng Chong – o famoso “manifestante de amarelo” – se terem posicionado como pré-candidatos. 

No programa político que entregou esta manhã no Edifício da Administração Pública, Choi Teng Teng elege como prioridades a defesa da democracia e da liberdade, o combate à corrupção e ainda a promoção de uma maior justiça social.

Durante as declarações que prestou à imprensa, a pré-candidata disse que cumpriu uma pena de prisão de quatro anos e meio, mas recusou-se a avançar com mais detalhes depois de interrogada pelos jornalistas, adiantou a Macau News Agency. Choi negou depois que tenha sido sentenciada e garantiu que não tem registo criminal.

De acordo com uma notícia publicada em 2013 por um jornal da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, Choi Teng Teng argumenta que foi erroneamente condenada a quatro anos e meio de prisão por um tribunal do território. Choi respondia por um crime de fraude. O Tribunal de Segunda Instância terá recusado o recurso que apresentou em 2012.

Ao jornal de Hong Kong, a pré-candidata a líder do Governo disse que ao longo dos anos enviou muitos pedidos de assistência a vários departamentos do Governo, tendo chegado ainda a tentar contactar o Governo central. Hoje, aos jornalistas, a mulher explicou que quer ser eleita para garantir a justiça que não conseguiu obter.

A mulher apresentou-se aos meios de comunicação como uma antiga operária fabril e trabalhadora da construção, explicou que se encontra desempregada e que tem quatro filhos ao seu cuidado, que cria sozinha. Quando inquirida sobre as suas prioridades em termos de governação, Choi Teng Teng citou o seu programa político: “Defender a democracia e a liberdade, combater a corrupção e promover a justiça social”, escreve a Macau News Agency.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.