
Agora é oficial. A eleição do substituto de Fernando Chui Sain On à frente dos destinos do território vai realizar-se a 25 de Agosto próximo, foi esta segunda-feira publicado em Boletim Oficial. O anúncio foi formalmente feito um dia depois da constituição do colégio eleitoral que escolhe o Chefe do Executivo ter ficado definida.
O chefe do Executivo é eleito pela Comissão Eleitoral do Chefe do Executivo (CECE), composta por 400 membros provenientes de quatro sectores da sociedade. O líder do Governo é depois nomeado pelo Executivo de Pequim, de acordo com a Lei Básica e a respetiva lei eleitoral.
O quinto chefe do Executivo vai suceder no cargo a Fernando Chui Sai On, que por determinação legal não pode apresentar-se a um terceiro mandato de cinco anos.
O mandato do quarto chefe do Governo termina em 19 de Dezembro. A cerimónia de posse do novo líder do Executivo está prevista para o dia 20 de Dezembro, data em que se assinala o 20.º aniversário da constituição da Região Administrativa Especial de Macau, na sequência da transferência da administração do território de Portugal para a República Popular da China.
A escolha da CECE decorreu neste domingo, com “um total de 5.001 representantes de pessoa colectiva” a exercerem o direito de voto, para escolher 344 membros dos 350 admitidos às eleições, de acordo com um comunicado da Comissão de Assuntos Eleitorais do Chefe do Executivo (CAECE).
A taxa de votação foi de 87,2 por cento, tendo sido apurados 4.743 votos “validamente expressos”, ou seja, 94,84 por cento, e registados 28 votos em branco e 230 nulos, indicou: “A taxa geral de votação nestas eleições foi mais elevada do que a registada em 2014 (82,69 por cento)”, acrescentou o organismo que conduziu o escrutínio.
Leave a Reply