Ministério Público arquiva processo-crime contra Fong Soi Kun

O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito contra Fong Soi Kun. A informações foi esta sexta-feira avançada pela emissora em língua portuguesa da Rádio Macau, que adianta que a Procuradoria concluiu que não há um nexo de causalidade entre a actuação do antigo director dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos durante a  passagem do Hato e as mortes provocadas pela tempestade.

Fong Soi Kun encontrava-se a ser investigado por homicídio por negligência há cerca de um ano e meio, mas a investigação acabou por ser arquivada a 27 de Maio, de acordo com a Rádio Macau.

A queixa contra o antigo director dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos foi apresentada  pelo advogado Hong Weng Kuan, então candidato a um lugar na Assembleia Legislativa. O autor da queixa – apresentada em Setembro de 2017, um mês após o Hato ter gerado prejuízos superiores a dez mil milhões de patacas – pode ainda solicitar a abertura de instrução.

Fong Soi Kun, recorde-se, está ainda à espera que o Tribunal de Última Instância se pronuncie sobre o processo disciplinar que culminou com a decisão de demissão. Dado que Fong se encontrava já aposentado, a pena foi convertida na suspensão de atribuição de reforma por um período de quatro anos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.