
A Sociedade de Jogos de Macau (SJM) inaugurou uma exposição no Grand Lisboa que tem como grande trunfo a “primeira exibição pública na Ásia” de uma das pinturas mais famosas do francês pós-impressionista Paul Gauguin, “Canto do Jardim”. A exposição, “Terra Secreta”, integra-se numa série de sete mostras públicas que a Sociedades de Jogos de Macau vai promover até Outubro no âmbito da edição inaugural do Art Macau.
“Estamos muito satisfeitos por unir forças com o Governo e a comunidade local no ‘Art Macau’ e, em conjunto, vamos desenvolver Macau numa base de intercâmbio e cooperação onde a cultura chinesa é a cultura dominante e diversas culturas coexistem”, sublinhou a presidente do conselho de administração da Sociedade de Jogos de Macau na inauguração da exposição.
“Diversas culturas do Oriente e do Ocidente coexistem há muito tempo em Macau, o que, por sua vez, cria um clima de harmonia, tolerância e valorização. A SJM (…) promete apoiar Macau na alavancagem desta característica distintiva através do patrocínio de actividades artísticas e culturais e alimentando as jovens gerações em benefício da herança cultural”, acrescentou Daisy Ho, citada pela agência Lusa.
Com o apoio das concessionárias e subconcessionárias de jogo, o Art Macau prolonga-se até ao final do ano e quer afirmar-se como uma nova marca cultural internacional.
A organização prometeu transformar os ‘resorts’ integrados, consulados – entre os quais o de Portugal – e alguns espaços públicos em ‘galerias’ de arte, juntando mostras de arte de artistas ocidentais e chineses.
Um dos destaques da programação em Julho é a 2.ª Exposição Anual de Artes entre a China e os Países de língua Portuguesa, para a qual foram convidados a expor artistas chineses, macaenses e portugueses em vários locais da cidade.
Para o evento foram também convidados curadores, artistas, especialistas e académicos para realizarem criações artísticas, palestras e workshops.
Segundo a organização, estão previstas “40 actividades de grande dimensão realizadas em 44 locais, por toda a cidade, através de uma plataforma multimédia e de arte, quebrando as limitações do conceito de espaço, formando um festival de artes e cultura (…) e apresentando ao mundo uma nova marca de turismo cultural”.
Entre elas, a organização destaca “a Estrutura de Bambu Temporária ‘Santuário’, projectada pelos arquitectos locais João Ó & Rita Machado, (…) actualmente em construção no Jardim da Fortaleza do Monte”.
Ao mesmo tempo, “inspiradas pelo famoso poeta e escritor português Fernando Pessoa, 22 obras [intituladas] de ‘Vagabundo’, coloridas em fibra de vidro e concebida pelo artista local Wong Ka Long, serão expostas nas Casas da Taipa”, acrescenta-se na informação sobre o programa.
Espetáculos de música, dança e teatro, por exemplo, integram igualmente o Art Macau, que integra ainda outros eventos já existentes no território.
Leave a Reply