As autoridades peruanas apreenderam mais de três mil tarântulas no aeroporto de Lima, quando estavam prestes a ser contrabandeadas para a Alemanha por via aérea. A informação foi avançada na quinta-feira pelo Serviço Nacional de Florestas e Vida Selvagem (Serfor).
Escondidas em meias usadas, as tarântulas foram encontradas em três malas transportadas por dois cidadãos alemães e um cidadão polaco. A apreensão ocorreu durante uma inspecção alfandegária de rotina: “Ao examiná-las fisicamente, vimos que algumas se estavam a mexer. Havia tarântulas pequenas e grandes”, disse Cora Suárez, técnica de controlo de da instituição responsável pela vida selvagem.
A especialista indicou que os aracnídeos, provenientes de várias regiões do país, se encontravam em diferentes fases de desenvolvimento, desde ovos e crias a adultos.
Os animais foram recolhidos por agentes especializados em recipientes de plástico, segundo um vídeo divulgado pelas autoridades. Os três estrangeiros foram detidos pela polícia especializada em crimes ambientais e vão responder a processos-crime sob a jurisdição do Ministério Público, segundo o Serfor. Suárez observou que as tarântulas na Europa podem ser vendidas por cerca de 500 euros cada.
Devido ao seu elevado valor, o comércio ilegal de animais selvagens é uma actividade ilícita altamente lucrativa. Gera aproximadamente 20 mil milhões de dólares anualmente em todo o mundo, de acordo com a Interpol.
Este crime é uma das principais causas da perda de biodiversidade no planeta.

Leave a Reply