
Afinal, Ho Iat Seng poderá não ser o único candidato ao cargo de Chefe do Executivo. Na sexta-feira, Leong Kuok Chao – director de uma empresa de investimento que foi candidato à Assembleia Legislativa numa lista pró-democracia – anunciou a intenção de se candidatar ao lugar actualmente ocupado por Fernando Chui Sai On.
A notícia foi na sexta-feira avançada pela emissora em língua chinesa da Rádio Macau. Com a candidatura, Leung tenciona envolver a população no escrutínio, em particular as camadas mais desfavorecidas. O putativo candidato justifica a decisão com o facto de o Governo manter uma relação demasiado próxima com empresários e a classe empresarial.
Nas declarações que prestou à Ou Mun Tin Toi, o antigo candidato à Assembleia Legislativa mostrou-se confiante de que vai conseguir o apoio de que necessita para avançar com uma candidatura formal à liderança do governo.
Para que possa ser efectivamente candidato, Leong Kuok Chao necessita de obter o apoio de pelo menos 66 membros da Comissão Eleitoral do Chefe do Executivo, organismo composto por quatro centenas de eleitores que é escolhido a 16 de Junho.
Leong Kuok Chao tem 45 anos e em 2005 foi candidato à Assembleia Legislativa como número 2 da lista Associação pela Democracia e Bem-Estar Social de Macau. A lista conseguiu pouco mais de quatro mil votos (3,5 por cento do total dos votos depositados em urna), não tendo conseguido eleger qualquer deputado.
A
lista, recorda a Rádio Macau, concorria com o número 10 e era liderada por Wong
Cheong Nam, um dos nomes da primeira geração de democratas de Macau. Wong integrou
a lista que elegeu o primeiro deputado pró-democracia a sentar-se no hemiciclo
do território – Alexandre Ho – em 1984.
Nas eleições seguintes, em 1988, a lista Flor de
Amizade e Desenvolvimento de Macau acabaria por eleger Alexandre Ho e também
Wong Cheong Nam.
Leave a Reply