Três espécies de baleias em risco de desaparecer das águas canadianas

Três espécies de cetáceos, entre as quais constam duas das maiores baleias do mundo, estão ameaçadas no Canadá, de acordo com o relatório de uma agência do governo federal publicado nesta segunda-feira.

As baleias Sei (ou boreal), piloto-de-aleta-curta e bicuda-de-sowerby foram colocadas na lista das espécies “em perigo em águas canadianas”, de acordo com o Comité sobre a Situação das Espécies em Perigo no Canadá (Cosepaq).

As três espécies de cetáceos “estão ameaçadas pela actividade humana” porque “ficam presas nas redes de pesca e são atingidas ou mortas por um número cada vez maior de grandes embarcações”, de acordo com um comunicado do organismo. “O ruído causado pelos barcos, os exercícios navais e as actividades de prospecção sísmica desenvolvidas em águas canadianas comprometem a sua comunicação e sobrevivência”.

A baleia Sei integra a lista das espécies em perigo de extinção, e a situação das espécies piloto-de-aleta-curta e da bicuda-de-sowerby é “preocupante”, de acordo com a organização.

Em Fevereiro, o governo canadiano anunciou uma série de medidas para reforçar a protecção da baleia-franca, em perigo de extinção, entre elas as restrições nas áreas de pesca e a limitação da velocidade máxima para as embarcações de maior dimensão em certas áreas do país, como o golfo de São Lourenço, onde foram encontradas 12 animais mortos em poucos meses em 2017. Nesta região, viviam 25 por cento dos espécimes de baleia-franca, que estão entre os mais ameaçados do mundo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.