Tailândia. Comissão Eleitoral aprova resultado das eleições gerais

A Comissão Eleitoral tailandesa confirmou esta terça-feira oficialmente os resultados das eleições gerais do país realizadas a 24 de Março. O organismo adiantou que o partido Pheu Thai, associado ao antigo primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, venceu ao conquistar 136 círculos eleitorais.

De acordo com a Comissão, o partido pró-militar Phalang Pracharat obteve 97 lugares.

Os dois partidos Pheu Thai e Phalang Pracharat deverão procurar construir coligações para formar uma maioria parlamentar. Na Câmara dos Deputados existem 500 lugares e os 350 hoje confirmados foram eleitos em votação directa.

Os restantes 150 lugares das listas de partidos serão distribuídos com base numa proporção da votação geral em todo o país e a Comissão deve alocá-los até quinta-feira.

Cerca de 38,2 milhões de tailandeses (74,69 por cento) votaram nas eleições, as primeiras desde golpe de estado de 2014.

Na distribuição dos 350 lugares eleitos pelos círculos eleitorais, o Pheu Thai conseguiu eleger 136, seguido do Phalang Pracharat (97), Bhumjaithai (39), Partido Democrata (33) e o emergente Anakot Mai (30).

O Pheu Thai é um partido próximo do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deposto num golpe em 2006 e actualmente no exílio. Os partidos políticos afiliados a Shinawatra venceram todas as eleições realizadas desde 2001, graças às suas políticas sociais, mas que se opõe à elite de Banguecoque.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.