Lai Chi Vun. Conservação continua sobre a mesa

O Conselho do Património Cultural mostrou-se contra, mas Alexis Tam assegurou esta sexta-feira que o Governo vai continuar a recolher opiniões relativas à conservação dos estaleiros navais de Lai Chi Vun. As opiniões recolhidas pelo Instituto Cultural durante a consulta pública indicam que 80 por cento mostrou-se a favor da classificação do local e 90 por cento a favor da revitalização.

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, anunciou esta sexta-feira que vai continuar a ouvir opiniões sobre a conservação dos estaleiros navais de Lai Chi Vun, depois de o Conselho de Património Cultural se ter manifestado contra a possibilidade.

De acordo com um comunicado, Alexis Tam disse que “vai continuar a ouvir opiniões de mais peritos” e que o “relatório final da consulta pública será conhecido na próxima semana”.

O anúncio surge dois dias depois do conselho do Património Cultural de Macau se ter manifestado publicamente contra a classificação dos estaleiros navais de Lai Chi Vun. A posição foi dada a conhecer na quarta-feira pela presidente do Instituto Cultural (IC), Mok Ian Ian.

O secretário referiu que os “residentes desconhecem a diferença entre a classificação e o aproveitamento dos estaleiros navais, pelo que vai convidar especialistas e académicos a pronunciarem-se sobre o tema”.

As opiniões recolhidas pelo Instituto Cultural durante a consulta pública indicam que 80 por cento mostrou-se a favor da classificação do local e 90 por cento a favor da revitalização, de acordo com o mesmo responsável.

“A classificação dos estaleiros navais implicará a conservação da aparência original dos mesmos, o que poderia impedir outras formas de revitalização”, concluiu.

Restam actualmente apenas 12 estaleiros em Lai Chi Vun – de onde o último barco saiu há mais de uma década –, depois de dois terem sido demolidos, em Março do ano passado, por “razões de segurança”. Um outro foi danificado, em Agosto, pela passagem do tufão Hato, o mais forte a açoitar o território em mais de meio século.

Construídos a partir da década de 1950, os estaleiros de Lai Chi Vun constituem o maior grupo de estaleiros navais de Macau, sendo descritos como “um dos maiores legados do património industrial da construção naval da região do sul da China”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.