Zona Desmilitarizada poderá acolher cimeira entre Trump e Kim

A localidade de Panmunkom, em plena zona desmilitarizada que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul é um dos locais que se encontram em melhor posição para receber o histórico encontro entre Donald Trump e Kim Jong-Un. A Suiça e a Suécia também são hipóteses, explicou um porta-voz do Governo Sul-coreano.

A zona desmilitarizada entre as duas Coreias é uma das hipóteses sobre a mesa para a cimeira que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente de Estados Unidos da América, Donald Trump, se comprometeram a promover em Maio, adiantou este domingo um portas-voz do Executivo de Seul

“Lugares como a Suíça, a Suécia ou a ilha sul-coreana de Jeju têm possibilidades de ser a sede do encontro, ainda que consideramos a Zona de Segurança Conjunta (JSA) como uma opção de peso”, explicou a mesma fonte.

A Zona de Segurança Conjunta é a única área transfronteiriça da peninsula coreana, tecnicamente ainda em guerra, na qual as tropas norte-coreanas e do comando da ONU, liderado por Seul e Washington, estão posicionadas frente a frente. A localidade de Panmunjom, conhecida como a “aldeia da trégua “, por ter sido o lugar em que o comando da ONU e a Coreia do Norte assinaram o cessar-fogo que colocou um ponto final aos confrontos armados entre ambos os países, é dos locais mais bem posicionados para acolher a histórica cimeira.

A zona desmilitarizada foi mencionada desde o início como possível palco da cimeira, ao ser considerado um palco neutro. O mesmo sucede com a Suécia e a Suíça, que acolheram no passado conversações oficiais e oficiosas entre representantes norte-coreanos e norte-americanos.

A Zona de Segurança Conjunta acolhe já em Abril um encontro histórico entre Kim Jong-un e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, num encontro que servirá para preparar a reunião do líder norte-coreano com Trump. A reunião constitui a primeira cimeira de líderes intercoreanos em mais de uma década.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.